Avaliação Participativa
Em 2020, o Comitê de Monitoramento do Instituto PCI propôs uma avaliação de 5 (cinco) anos da Estratégia. Organizações que participaram da concepção da PCI ou de seu Comitê, incluindo entidades representativas da produção, empresas, organizações da sociedade civil e órgãos do governo do Estado foram convidados a participar de um processo de avaliação participativa executado durante o segundo semestre de 2020, a qual foi realizada por meio de webinars, questionários e oficinas virtuais. O processo foi apoiado pelo ICV, membro do conselho do Instituto PCI e executado pela Essência Processos Participativos.
De forma colaborativa, entidades participantes e parceiras da PCI dialogaram sobre os avanços, dificuldades, aprendizados, resultados e impactos das metas em cada um dos três eixos da estratégia - Produzir, Conservar e Incluir - e de sua gestão, com o objetivo de realizar o balanço geral da Estratégia PCI no período de 2015 até o momento.
Orientada por uma abordagem reflexiva e participativa a partir de diálogos em ambiente remoto, a avaliação participativa foi estruturada em três etapas:
- Webinar de introdução das atividades, realizado em 27/8/2020, na plataforma Zoom.
- Formulários online de pesquisa de percepção, disponíveis no link
https://sites.google.com/view/avaliapci/ de 31/8 a 8/10 de 2020, sobre: a visão geral da Estratégia PCI; cada eixo da Estratégia e suas respectivas agendas temáticas; e a gestão.
- Oficinas remotas para cada eixo da estratégia e uma geral, entre outubro e novembro de 2020.
Ao analisar o conjunto das metas dos eixos Produzir, Conservar e Incluir, a maioria das entidades, com a intenção de aprimorar a Estratégia PCI, sugeriram as seguintes propostas:
- Ajustes em 17 (dezessete) metas e em 12 (doze) indicadores;
- 15 (quinze) novas metas e 6 (seis) novos indicadores;
- 89 (oitenta e nove) ações prioritárias para a implementação das metas nos três eixos – Produzir, Conservar Incluir e
- 38 (trinta e oito) ações prioritárias para a gestão da Estratégia nas agendas de monitoramento, captação de investimentos, comunicação (interna e externa), regionalização/conexão com território e governança e articulação público privada.
Com as propostas de melhorias em metas e indicadores recebidos, o Instituto PCI espera em 2021 lançar uma visão repactuada da Estratégia para o período de 2020 a 2030. Os demais resultados da avaliação serão analisados no âmbito do Comitê de Monitoramento e contribuirão para a definição das Metas PCI para 2020-2025.