Instituto PCI divulga relatório das principais entregas em 7 anos de estratégia

Produzir, Conservar e Incluir. Essas são as diretrizes do Instituto PCI, que busca alcançar o desenvolvimento social e econômico por meio do uso sustentável da terra em Mato Grosso. Completando 7 anos de criação, a PCI acaba de divulgar um relatório das suas principais entregas e avanços, que são destaque mundial no cenário da sustentabilidade jurisdicional. Produtores, investidores, profissionais da área ambiental e outros já podem acessar o relatório, clicando aqui.

O relatório, além de prestar contas, demonstra os esforços que estão sendo feitos para garantir que Mato Grosso alcance a meta de reduzir emissões de gases de efeito estufa e manter a floresta em pé, enquanto continua como um dos estados com a maior produção do país.

As ações são voltadas para a redução do desmatamento, restauração de vegetação nativa,  recuperação de pastagens e áreas degradadas, bem como na disseminação de boas práticas na pecuária e agricultura.

História

Em dezembro de 2015, durante a Convenção do Clima em Paris (COP 21), o Governo de Mato Grosso lançou a Estratégia PCI: Produzir, Conservar e Incluir. A PCI foi construída com o objetivo de captar recursos para o Estado de Mato Grosso, objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa e a recomposição dos passivos ambientais. Além disso, busca fortalecer e incluir a agricultura familiar, reduzindo as emissões de gás carbônico.

Aliando agropecuária, conservação ambiental e inclusão socioprodutiva, a PCI também é uma estratégia fundamental para que o estado possa alcançar também sua meta de neutralidade de emissões de gases causadores do efeito estufa em 2035.

Para conseguir alcançar esse objetivo, a PCI estabelece metas e mecanismos na redução do desmatamento, na restauração de vegetação nativa e na recuperação de pastagens e áreas degradadas, bem como na disseminação de boas práticas na pecuária e na agricultura.

Linha do tempo

O coordenador do Instituto PCI, Ricardo Woldmar, faz um resumo sobre os principais avanços feitos até agora. Segundo conta, foi criado um Comitê Estadual da Estratégia PCI, por meio de arranjo de governança multissetorial, incluindo governo, setor privado, produtores e sociedade civil.

Ele cita também o envolvimento do Programa REM MT. “Em 2017, foi realizado um diagnóstico e planejamento estratégico da PCI pela Trama Consultoria. Posteriormente, importantes investimentos foram realizados pelo programa REM MT, com investimento de EUR$ 44 milhões”.

Ainda de acordo com Ricardo, em 2019, o Decreto 46/2019 criou e instituiu o Instituto PCI como veículo de suporte ao Estado para implementação da estratégia PCI. Mais adiante, em 2020, foi criada uma Cooperação técnica da GIZ ao REM MT, com foco no eixo de inclusão, no valor de EUR $2 milhões.

“Já em 2021 e 2022 foi realizado um estudo sobre o volume de recursos direcionados à PCI até 2030, bem como um processo de revisão e atualização das metas da PCI, o que por sua vez, culminou em uma maior capacidade de monitoramento das metas da PCI. Finalmente, em 2023, é publicado o Pitchbook PCI, com um total de dezenas de projetos no estado, alinhados com a Estratégia PCI”, relata Ricardo.